A AGV atua nas vertentes social, cultural, artística, desportiva e formativa junto da comunidade educativa (alunos e famílias) do Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Viseu.

Ao longo destes quase quatro anos de existência tem desenvolvido e dinamizado projetos e ações de formação e intervenção social e comunitária, artística e desportiva que privilegiam a capacitação dos alunos e suas famílias, principalmente os mais vulneráveis, com deficiência e em situação de desigualdade social, estimulando a criação de respostas inovadoras para as necessidades identificadas.

Clube de Atletismo Federado

Para todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Viseu com interesse pelo Atletismo. Desde 2106 é assinado com o Município de Viseu um Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo, que dá apoio financeiro ao Clube. Tem cerca de 20 atletas federados, de ambos os sexos, e medalhados a nível distrital e nacional.

O Projeto “Viseu in Rio” visa motivar os alunos para conhecerem o valor do seu património ambiental, com especial incidência na importância do rio Pavia, na cidade de Viseu. Com este projeto pretendemos desenvolver a consciência ambiental dos alunos através da realização de experiências, visitas e campanhas de sensibilização. O Projeto é financiado pelo Município de Viseu, através do Programa Viseu Educa.

Viseu in Rio

Laços de Comunidade

O Projeto Laços de Comunidade, 1.º Classificado no 2.º Orçamento Participativo do Município de Viseu, em 2015, fomenta a inclusão social e o combate ao insucesso escolar, através da criação de sinergias entre as várias instituições públicas e privadas locais para o acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade.

O Programa “GiraVida” pretende promover comportamentos saudáveis e prevenir comportamentos de risco, estimular o lado mais humano e solidário da comunidade escolar, incentivar o espírito de partilha, o voluntariado e contribuir para a educação cívica dos alunos.

Neste âmbito, a AGV colabora em diversas ações de Educação para o Voluntariado, nomeadamente no Peditório Nacional para a AMI; Missão Equador; Make-a-Wish; recolha de alimentos para a Cruz Vermelha e Banco Alimentar; Pirilampo Mágico e Campanha de Doação de Sangue através de um protocolo de colaboração com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

GiraVida

Saber Viver

O programa “Saber Viver” consiste num programa de desenvolvimento de competências socioemocionais, com sessões semanais, para o  1.º ciclo do ensino básico, ao longo do ano letivo, em articulação com o Docente Titular e os  Pais/Encarregados de Educação. Neste momento o Programa é apoiado pelo Município de Viseu através do Programa Viseu Educa.

O Grupo de Dança Inclusiva “Asas nos Pés” é um projeto artístico e inclusivo, que pretende desenvolver as competências sociais, cognitivas, físicas e emocionais dos alunos e promover o respeito e tolerância pelo outro, através de aulas de dança, semanais, com uma professora de dança.

Está a ser implementado desde outubro de 2016, no Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Viseu, com o apoio do Programa de Incentivo ao Associativismo da Freguesia de Viseu de 2016. Neste ano, o projeto foi enriquecido com o apoio do Programa Viseu e – Inclusão, Promoção do Sucesso Educativo CIM Dão Lafões, do Município de Viseu.

O Grupo de Dança já realizou várias atuações em parceria com os alunos do ensino artístico especializado de dança da Escola de Dança Lugar Presente e com os alunos da Oficina de Música da Escola Básica João de Barros, o que torna o projeto inclusivo, inovador, diferenciado e enriquecedor.

Convidamo-vos a seguir as nossas atividades, com um olhar atento e acolhedor.

Asas nos Pés

Se Houvera Quem Me Ensinara

O Programa de Formação para Pais, “Se houvera quem me ensinara…”, Financiado pela Candidatura de Apoio à Educação Especial da Fundação Calouste Gulbenkian, em 2016 e, desde 2018, pelo programa Viseu Educa do Município de Viseu, tem como objetivo promover o diálogo e o convívio entre as famílias do Agrupamento.

No Espaço de Partilha todas as mães e todos os pais são bem-vindos. Uma vez por mês marcamos encontro para partilhar experiências e preocupações.

Como alcançar a tranquilidade para nós e para os nossos filhos, como promover emoções positivas e lidar com as frustaçãoes do dia-a-dia? Queremos que os nossos filhos sejam felizes, ajudá-los a olharem para dentro de si próprios, respeitando-se a si e aos outros.

As crianças são, também, bem-vindas e têm ao seu dispor um espaço para brincar e experimentar atividades didáticas com uma animadora qualificada.

Os Workshops Artísticos, são propostas de encontros únicos e especiais para, em família, fazermos experiências divertidas e descontraídas. Com a agitação do dia-a-dia, o trabalho, a escola, todas as atividades em que estamos envolvidos, resta-nos pouco tempo para parar, respirar e passar tempo de qualidade com as nossas famílias.

A AGV tem cursos de Capacitação/Formação, destinados a pais/encarregados de educação em situação de desemprego, através de um protocolo com um Centro de Formação, Sinerconsult.

Curso de Capacitação