Avançar para o conteúdo

Programa Educativo

A Associação Grão Vasco atua nas vertentes social, cultural, artística, desportiva e formativa junto da comunidade educativa (alunos e famílias) do Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Viseu.

Desde a sua constituição que a Associação tem vindo a desenvolver atividades de cariz social e comunitária, artística e desportiva que privilegiam a capacitação dos alunos e suas famílias, principalmente os mais vulneráveis, com deficiência e em situação de desigualdade social, estimulando a criação de respostas inovadoras para as necessidades identificadas.

No âmbito do Projeto “Academia Atena”, premiado pelo BPI “La Caixa” Capacitar 2021, no presente ano letivo (2022/2023), está a ser dinamizado um programa de desenvolvimento de competências pessoais e sociais intitulado “Ser+”. O público-alvo privilegiado deste programa são os alunos do 2.º e 3.º ciclos da Escola Básica Grão Vasco e da Escola Básica João de Barros do Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Viseu com deficiência e/ou incapacidade intelectual e em situação de vulnerabilidade social. Este programa tem como principal objetivo ajudar os alunos a construir projetos de vida saudáveis e autónomos, através da promoção de competências essenciais à preparação para a vida ativa como a resolução de problemas, competências básicas, regulação emocional, relacionamento interpessoal e definição de objetivos.

"Ser+" - Programa de Competências Pessoais e Sociais

Sports Kids

Nas interrupções escolares, a Associação Grão Vasco tem desenvolvido o projeto “SportsKids”, que visa promover a ocupação dos tempos livres, através de um conjunto variado de atividades desportivas, culturais e recreativas, para jovens entre os 6 e os 16 anos.

Podem contactar sportskids2021@gmail.com para inscrições ou mais informações.

Fiquem atentos ao nosso site!

Desde 2016, a Associação Grão Vasco, com o apoio do Programa de Desenvolvimento Desportivo do Município de Viseu, dinamiza o Clube de Atletismo Federado para todos os jovens dos 2º e 3.º ciclos do Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Viseu, sendo que os restantes jovens do Município são igualmente bem-vindos.

Este Clube tem como objetivo primordial a promoção pelo gosto e motivação para a prática desportiva, bem como pela adoção de hábitos de vida mais saudáveis, combatendo ativamente a inatividade física e os comportamentos sedentários dos nossos jovens.

[weston_gallery ids=”1278″]

Clube de Atletismo Federado

Asas nos Pés

O Grupo de Dança Inclusiva “Asas nos Pés” é um projeto artístico e inclusivo, que pretende desenvolver as competências sociais, cognitivas, físicas e emocionais dos alunos e promover o respeito e tolerância pelo outro, através de aulas de dança, semanais, com uma professora de dança.

Está a ser implementado desde outubro de 2016, no Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Viseu, com o apoio do Programa de Incentivo ao Associativismo da Freguesia de Viseu de 2016. Neste ano, o projeto foi enriquecido com o apoio do Programa Viseu e – Inclusão, Promoção do Sucesso Educativo CIM Dão Lafões, do Município de Viseu.

O Grupo de Dança já realizou várias atuações em parceria com os alunos do ensino artístico especializado de dança da Escola de Dança Lugar Presente e com os alunos da Oficina de Música da Escola Básica João de Barros, o que torna o projeto inclusivo, inovador, diferenciado e enriquecedor.

Convidamo-vos a seguir as nossas atividades, com um olhar atento e acolhedor.