Projetos

Com a missão de aproximar a escola, os alunos e as suas famílias pretendemos, através da Associação Grão Vasco, promover a inovação social e a implementação de projetos, seguindo as diretrizes da educação para o séc. XXI.  Pretendemos ajudar as nossas crianças e jovens a construir projetos de vida saudáveis, respeitando as diferenças e, simultaneamente, promovendo os valores contribuindo desta forma para o desenvolvimento, bem-estar e uma sociedade mais justa.

Com o fim de concretizar a nossa missão, a AGV tem vindo a candidatar-se a diversos prémios nacionais e internacionais e criado sinergias com entidades locais com responsabilidade social.

e-ARPA - Projeto Escola Europeia Novo Artesanato de Paixão

Projeto e-ARPA

O projeto e-ARPA tem como missão multiplicar o valor dos artesãos de arte sacra, ajudando-os a adaptar-se às exigências dos mercados atuais e aos novos critérios de procura. Cofinanciado pelo programa Erasmus + da União Europeia, este projeto é coordenado pela Fraternidade de Santiago de Espanha e tem como parceiro o Centro Missionário Diocesano Lucca, Itália, a Associação Grão Vasco e o Agrupamento de Escolas Grão Vasco. O projeto baseia-se em quatros fases:

– Ligar: Colocar em contacto os artesãos da Paixão de Espanha, Itália e Portugal para multiplicar as suas oportunidades e fazer fluir as suas opções de networking e cooperação.

– Saber: Realizar um estudo dos ofícios artesanais tradicionais ligados às celebrações da Semana Santa em Espanha, Itália e Portugal (Europa Mediterrânica Ocidental).

– Formar: Procurar lançar as bases de uma nova escola de Artesanato da Paixão que atualize os saberes dos artesãos, adapte o seu trabalho às necessidades dos tempos e profissionalize os ofícios do Artesanato da Paixão.

– Transformar: Multiplicar as oportunidades para os arpas, transformando negócios tradicionais em negócios de ponta, adaptados às demandas dos mercados atuais e das novas sociedades.

WorkArt - Programa de Combate à Pobreza e Exclusão Social

Projeto premiado pelo BPI Fundação “la Caixa” Infância

No dia 23 de dezembro de 2022, a Associação Grão Vasco foi vencedora do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Infância 2022, pela sua candidatura com o Projeto “WorkArt – Programa de Combate à Pobreza e Exclusão Social”, tendo sido premiada com o valor de 20.480,00€.

Este projeto visa promover a inclusão social dos alunos em situação de pobreza e exclusão social dos 2.º e 3.º anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Viseu, em particular da Escola Básica João de Barros, através da frequência gratuita de práticas artísticas na área da dança, em articulação com a música, e de experiências práticas de empreendedorismo.

INC - LEISURE

Erasmus +

A Associação Grão Vasco é parceira do projecto INC-LEISURE, coordenado pela Associação AMICOS, da Corunha, no âmbito do programa Erasmus + ,  juntamente com o Agrupamento de Escolas Grão Vasco e as Associações Zlatan Sremec,  Macedónia e Babilon, Espanha.

INC- LEISURE tem como objetivo a inclusão social e integração escolar das crianças com deficiência, utilizando os espaços não-formais e os momentos de lazer e de jogo para derrubar barreiras. O primeiro encontro de trabalho realizou-se em Boiro, na Associação AMICOS, nos dias 23 e 24 de maio de 2022.

Academia Atena

Projeto premiado pelo BPI “LA CAIXA” CAPACITAR

É com orgulho que anunciamos que, no passado dia 28 de julho de 2021, a Associação Grão Vasco foi vencedora do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Capacitar 2021, no valor de 22.520€.

O Prémio Capacitar tem como finalidade apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida, a empregabilidade e a inserção laboral e a autonomia de pessoas com deficiência ou incapacidade. Este Prémio prioriza igualmente a acessibilidade universal e ações para combater o fosso digital.

Deste modo, a Associação Grão Vasco pretende desenvolver um programa de promoção de competências digitais, pessoais e sociais para os alunos com deficiência do Agrupamento, com o apoio de voluntários, procedendo igualmente a orientação vocacional, profissional e na construção de projetos de vida saudáveis dos alunos, por forma a prepará-los para uma vida ativa e mais autónoma com recurso a meios digitais.

Crescer +

Projeto premiado pelo BPI LA Caixa Infância

O projeto visa a criação de um clube desportivo, de um clube de dança e de um laboratório de inovação tecnológica, valorizando o ensino básico da Educação Desportiva, Artística e Tecnológica e enriquecendo os jovens com instrumentos pessoais como a autonomia, autoestima, autocontrolo, persistência, motivação entre outras componentes sociais e comportamentais para lidar com o presente e futuro de forma positiva e resiliente. Os beneficiários são os alunos do 2.º e 3.º ciclo do agrupamento de escolas Grão Vasco em situação de vulnerabilidade social.
É ainda valorizado o acompanhamento psicológico de forma a monitorizar os resultados ao longo do tempo.

Objetivos do projeto
Promover a inclusão social, o cumprimento da escolaridade obrigatória, a ocupação dos tempos livres dos alunos em vulnerabilidade social, em horário pós-escolar. Promover a melhoria da qualidade de vida dos participantes.
Reforçar o processo de socialização, identificação social, participação e aprendizagem a par da escola, seguindo a Carta de princípios para a Igualdade e Diversidade. Promoção do voluntariado escolar e do trabalho em redes de forma concertada e programada.

Atualmente a Associação é parceira do projeto TRAIN-INC, coordenado pela Associação AMICOS, da Corunha, no âmbito do programa Erasmus + e que tem como objetivo a inclusão social das pessoas com deficiência intelectual, através de uma abordagem inovadora de formação em aprendizagem colaborativa, denominada Blended Mobilities. As atividades do projeto TRAIN-INC combinam períodos de encontros físicos e encontros virtuais (uso de tecnologias de informação e comunicação como a videoconferência) com o objetivo de desenvolver e implementar programas de competências pessoais e sociais (autonomia, responsabilidade, capacidade de relacionamento interpessoal, …) e de desenvolver conhecimentos e recursos para a construção de projetos de vida autónomos.

No âmbito deste projeto foi desenvolvida uma plataforma para orientar pessoas com deficiência intelectual na criação/procura de emprego. Poderá consultar esta plataforma em https://train-inc.online/ e aceder aos manuais disponíveis em: https://amicos.org/train/pt/atividades-e-produtos/

O Projeto “Viseu in Rio” decorreu entre 2017 e 2020 e teve como principal ênfase motivar os alunos para conhecerem o valor do seu património ambiental, com especial incidência na importância do rio Pavia, na cidade de Viseu. Com este projeto pretendeu-se desenvolver a consciência ambiental dos alunos através da realização de experiências, visitas e campanhas de sensibilização. O Projeto foi financiado pelo Município de Viseu, através do Programa Viseu Educa.

O Projeto “Laços de Comunidade” foi o 1.º Classificado no 2.º Orçamento Participativo do Município de Viseu, em 2015, e teve como principal objetivo fomentar a inclusão social e o combate ao insucesso escolar, através da criação de sinergias entre as várias instituições públicas e privadas locais para o acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade.

O Programa “Saber Viver” consistiu num programa de desenvolvimento de competências socioemocionais, com sessões semanais, para o  1.º ciclo do ensino básico, ao longo do ano letivo, em articulação com o Docente Titular e os  Pais/Encarregados de Educação. O Programa foi apoiado pelo Município de Viseu através do Programa Viseu Educa.

O Programa de Formação para Pais “Se Houvera Quem Me Ensinara…” financiado pela Candidatura de Apoio à Educação Especial da Fundação Calouste Gulbenkian, em 2016 e, desde 2018, pelo Programa Viseu Educa do Município de Viseu, teve como objetivo promover o diálogo e o convívio entre as famílias do Agrupamento. Contudo, este foi inevitavelmente interrompido devido à Pandemia, pelo que, até ao momento, ainda não foi retomado.

No âmbito deste Projeto, foi criado um Espaço de Partilha, onde todas as mães e todos os pais foram bem-vindos e, uma vez por mês, partilhavam experiências e preocupações. “Como alcançar a tranquilidade para nós e para os nossos filhos?”; “Como promover emoções positivas e lidar com as frustrações do dia-a-dia?” foram algumas das questões abordadas junto dos pais, com o objetivo último de ajudar as nossas crianças a olharem para dentro de si próprias, respeitando-se a si e aos outros, e a serem felizes.

Contudo, as crianças eram, também, bem-vindas e tinham ao seu dispor um espaço para brincar e experimentar atividades didáticas com uma animadora qualificada.

Foram também dinamizados Workshops Artísticos, encontros únicos e especiais para, em família, viverem experiências divertidas e descontraídas.

A AGV dinamizou cursos de capacitação/formação, destinados a pais/encarregados de educação em situação de desemprego, através de um protocolo com um Centro de Formação, Sinerconsult.