Com a missão de aproximar a escola, os alunos e as suas famílias, pretendemos através da AGV promover a inovação social e a implementação de projetos, seguindo as diretrizes da educação para o séc. XXI.  Pretendemos ajudar as nossas crianças e jovens a construir projetos de vida saudáveis, respeitando as diferenças e, simultaneamente, promovendo os valores contribuindo desta forma para o desenvolvimento, bem-estar e uma sociedade mais justa.

INC - LEISURE

Erasmus +

A Associação Grão Vasco é parceira do projecto INC-LEISURE, coordenado pela Associação AMICOS, da Corunha, no âmbito do programa Erasmus + ,  juntamente com o Agrupamento de Escolas Grão Vasco e as Associações Zlatan Sremec,  Macedónia e Babilon, Espanha.

INC- LEISURE tem como objetivo a inclusão social e integração escolar das crianças com deficiência, utilizando os espaços não-formais e os momentos de lazer e de jogo para derrubar barreiras. O primeiro encontro de trabalho realizou-se em Boiro, na Associação AMICOS, nos dias 23 e 24 de maio de 2022.

Academia Atena

Projeto premiado pelo BPI “LA CAIXA” CAPACITAR

É com orgulho que anunciamos que, no passado dia 28 de julho de 2021, a Associação Grão Vasco foi vencedora do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Capacitar 2021, no valor de 22.520€.

O Prémio Capacitar tem como finalidade apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida, a empregabilidade e a inserção laboral e a autonomia de pessoas com deficiência ou incapacidade. Este Prémio prioriza igualmente a acessibilidade universal e ações para combater o fosso digital.

Deste modo, a Associação Grão Vasco pretende desenvolver um programa de promoção de competências digitais, pessoais e sociais para os alunos com deficiência do Agrupamento, com o apoio de voluntários, procedendo igualmente a orientação vocacional, profissional e na construção de projetos de vida saudáveis dos alunos, por forma a prepará-los para uma vida ativa e mais autónoma com recurso a meios digitais.

Crescer +

Projeto premiado pelo BPI LA Caixa Infância

O projeto visa a criação de um clube desportivo, de um clube de dança e de um laboratório de inovação tecnológica, valorizando o ensino básico da Educação Desportiva, Artística e Tecnológica e enriquecendo os jovens com instrumentos pessoais como a autonomia, autoestima, autocontrolo, persistência, motivação entre outras componentes sociais e comportamentais para lidar com o presente e futuro de forma positiva e resiliente. Os beneficiários são os alunos do 2.º e 3.º ciclo do agrupamento de escolas Grão Vasco em situação de vulnerabilidade social.
É ainda valorizado o acompanhamento psicológico de forma a monitorizar os resultados ao longo do tempo.

Objetivos do projeto
Promover a inclusão social, o cumprimento da escolaridade obrigatória, a ocupação dos tempos livres dos alunos em vulnerabilidade social, em horário pós-escolar. Promover a melhoria da qualidade de vida dos participantes.
Reforçar o processo de socialização, identificação social, participação e aprendizagem a par da escola, seguindo a Carta de princípios para a Igualdade e Diversidade. Promoção do voluntariado escolar e do trabalho em redes de forma concertada e programada.

Atualmente a Associação é parceira do projecto TRAIN-INC, coordenado pela Associação AMICOS, da Corunha, no âmbito do programa Erasmus + e que tem como objetivo a inclusão social das pessoas com deficiência intelectual, através de uma abordagem inovadora de formação em aprendizagem colaborativa, denominada Blended Mobilities. As atividades do projeto TRAIN-INC combinam períodos de encontros físicos e encontros virtuais (uso de tecnologias de informação e comunicação como a videoconferência) com o objetivo de desenvolver e implementar programas de competências pessoais e sociais (autonomia, responsabilidade, capacidade de relacionamento interpessoal, …) e de desenvolver conhecimentos e recursos para a construção de projetos de vida autónomos.