Com a missão de aproximar a escola, os alunos e as suas famílias, pretendemos através da AGV promover a inovação social e a implementação de projetos, seguindo as diretrizes da educação para o séc. XXI.  Pretendemos ajudar as nossas crianças e jovens a construir projetos de vida saudáveis, respeitando as diferenças e, simultaneamente, promovendo os valores contribuindo desta forma para o desenvolvimento, bem-estar e uma sociedade mais justa.

Crescer +

Projeto premiado pelo BPI “LA CAIXA” INFÂNCIA

O projeto visa a criação de um clube desportivo, de um clube de dança e de um laboratório de inovação tecnológica, valorizando o ensino básico da Educação Desportiva, Artística e Tecnológica e enriquecendo os jovens com instrumentos pessoais como a autonomia, autoestima, autocontrolo, persistência, motivação entre outras componentes sociais e comportamentais para lidar com o presente e futuro de forma positiva e resiliente. Os beneficiários são os alunos do 2.º e 3.º ciclo do agrupamento de escolas Grão Vasco em situação de vulnerabilidade social.
É ainda valorizado o acompanhamento psicológico de forma a monitorizar os resultados ao longo do tempo.

Objetivos do projeto
Promover a inclusão social, o cumprimento da escolaridade obrigatória, a ocupação dos tempos livres dos alunos em vulnerabilidade social, em horário pós-escolar. Promover a melhoria da qualidade de vida dos participantes.
Reforçar o processo de socialização, identificação social, participação e aprendizagem a par da escola, seguindo a Carta de princípios para a Igualdade e Diversidade. Promoção do voluntariado escolar e do trabalho em redes de forma concertada e programada.

Atualmente a Associação é parceira do projecto TRAIN-INC, coordenado pela Associação AMICOS, da Corunha, no âmbito do programa Erasmus + e que tem como objetivo a inclusão social das pessoas com deficiência intelectual, através de uma abordagem inovadora de formação em aprendizagem colaborativa, denominada Blended Mobilities. As atividades do projeto TRAIN-INC combinam períodos de encontros físicos e encontros virtuais (uso de tecnologias de informação e comunicação como a videoconferência) com o objetivo de desenvolver e implementar programas de competências pessoais e sociais (autonomia, responsabilidade, capacidade de relacionamento interpessoal, …) e de desenvolver conhecimentos e recursos para a construção de projetos de vida autónomos.

TRAIN-INC