PROGRAMA: Dia da Biodiversidade – Abraço ao Rio 20 de maio de 2019

O Departamento Curricular do Primeiro Ciclo, conjuntamente com o Departamento Curricular da Educação Pré-Escolar, do Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Viseu, irão desenvolver um conjunto de atividades inseridas no âmbito do Projeto Viseu In Rio, do Município de Viseu, e do Projeto do Primeiro Ciclo Do desperdício à criatividade – protegendo o rio, concorrente à Ciência na Escola da Fundação Ilídio Pinho.

Assim, no dia 20 de maio, com início às 9h00 e a presença do Exm.º Sr. Presidente da Câmara, Dr. Almeida Henriques, da Exm.ª Sr.ª Vereadora da Educação e do Desporto, Juventude e Tempos Livres, Eng.ª Cristina Brasete e da Exm.ª Sr.ª Diretora do Agrupamento, Dr.ª Inês Campos, na zona do Fórum Viseu junto ao rio e do Espelho de Água decorrerão diversos workshops com as temáticas “Papel semente” (fabrico de papel reciclado, com a adição de sementes de ervas aromáticas) e “Tira-nódoas Ribeirinha” (fabrico de sabão caseiro com aproveitamento de óleo usado), dando ênfase ao trabalho experimental e um “Abraço ao Rio”, com entoação de uma pequena canção relacionada com o rio, sua importância e preservação.

Será também inaugurada a Exposição “Do desperdício à criatividade – protegendo o rio”, que decorrerá entre os dias 20 e 26 de maio, decorrerá no Fórum Viseu.

Serão expostas para toda a comunidade construções (feitas pelos alunos do Primeiro Ciclo) com reutilização do material de desperdício (lixo) recolhido pelos próprios alunos (algum dele nas margens do Rio Pavia), associando preocupações ambientais/patrimoniais, ao reaproveitamento de materiais, à consolidação de atitudes cívicas, ao desenvolvimento da criatividade/sentido estético, ao alerta para os problemas existentes no meio natural envolvente.

Esta exposição é o culminar de diversos trabalhos de pesquisa e de campo (saídas ao rio para análise e estudo da fauna e flora), de recolha de material de desperdício e de planificação e elaboração de esculturas, como forma de alertar a comunidade para a necessidade de adoção de atitudes ecológicas protetoras do meio ambiente (do rio em particular).

Agradecemos às crianças e docentes da Educação Pré-Escolar e do Primeiro Ciclo do Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Viseu, aos estagiários de Educação Social e do Primeiro Ciclo, da Escola Superior de Educação de Viseu, aos alunos de Fotografia da Escola Profissional Mariana Seixas, à Cruz Vermelha de Silgueiros, ao CRTIC, à equipa do Fórum Viseu e ao Município de Viseu.